O sistema de educação a distância foi criado principalmente para diminuir as barreiras que os quilômetros impunham às cidades interioranas do Brasil. Apesar do sucesso da medida, comprovada pela grande procura por parte dos alunos e da expansão desse método de ensino em várias instituições do país, ainda existem certos pontos a serem discutidos. Entre eles está a dificuldade que os professores encontram para motivar os alunos a participarem das atividades no ambiente virtual e a adaptação dos estudantes à nova forma de ensino. Por outro lado, uma nova maneira de inserir o modelo na rotina dos estudantes, oferecendo disciplinas presenciais e outras a distância, vem apresentando resultados positivos.
Os educadores afirmam que muitos alunos ainda estão acostumados ao sistema tradicional de ensino e carregam muito viva a ideia de sala de aula, professor e colegas de turma. Isso dificulta a adaptação desses estudantes ao novo método de ensino, onde predomina o ambiente virtual. Segundo a professora Rosana de Lima, a participação no sistema online ainda é muito deficiente, e a demora para responder as mensagem deixadas pelos professores é grande, “eles ficam muito dispersos, como cada uma faz seu horário fica difícil o contato”.
O curso de EAD de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, é um exemplo de como o sistema ainda precisa ser mais trabalhado. O número de reprovações é alto, “poucos passam, muitas notas baixas”, “muitos desistem porque não conseguem se organizar e esse tipo de ensino depende muito do aluno”. Alguns estudantes frequentam apenas as aulas presenciais e não aparecem no sistema virtual. Apesar das dificuldades, Rosana afirma que a maneira como a UFRPE montou o esquema de ensino é muito organizada e só depende das pessoas matriculadas fazer com que o diploma seja alcançado no final do curso.
Já a Faculdade Mauricio de Nassau adotou um modelo mesclado. Ela oferece a disciplina de Estudos Dirigidos apenas através do sistema EAD, mesmo para estudantes matriculados em cursos convencionais. As aulas são oferecidas em PDF, junto às referências para aprofundar a aprendizagem. De acordo com a estudante do curso de Comunicação Social, Amanda Arruda, durante cada semana eles precisam responder a um questionário com cinco perguntas sobre atualidades e conhecimentos gerais. Ela também conta que no decorrer do semestre são disponibilizadas sete aulas e propostas sete provas. A estudante afirma não ter encontrado problemas para se acostumar ao sistema. O mesmo não aconteceu com a aluna Tifanny Valente, que enfrentou algumas dificuldades ao cursar a mesma matéria, o que pode ser conferido no áudio a seguir.
Veja o que conta a aluna Tifanny Valente sobre sua experiência com o novo método de ensino: http://www.youtube.com/watch?v=APLGbGiH_w
Alline Lima
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