Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

domingo, 10 de abril de 2011

Livros na web




As novas tecnologias como internet, celular e o ipad , cada vez mais inovam e facilitam a vida dos milhares de cidadãos. Jornais, revistas e livros impressos adaptam-se aos meios eletrônicos ganhando suas versões online. Os livros, que existem há mais de 500 anos, transformaram-se em ebooks (eletronic books ou livros eletrônicos). O modelo eletrônico traz as mesmas informações do impresso e está disponível na internet com fácil acesso e baixos custos.

A estudante do Ensino Médio, Stephanie Araújo, 16 anos, afirma que o baixo custo desse novo método de aprendizado é fundamental para diminuir seus gastos com a educação e lazer: “Antes eu tinha dificuldade, pois não conseguia ler os livros que eu queria. Ou porque eram muito caros ou porque não foram licenciados aqui no Brasil (...). Normalmente eu costumo baixar livros, livros acadêmicos, mangás (que são livros japoneses), entre outros tipos. Eu ainda prefiro o livro impresso a o eletrônico. Mas não posso negar que livros eletrônicos são muito mais econômicos e fáceis de conseguir.”
Estudiosos apontam que apesar da facilidade e economia, esse novo tipo de conexão não resultará na extinção dos meios tradicionais de leitura. Chartier (1994) afirma que a “representação eletrônica dos textos modifica totalmente a sua condição: ela substitui a materialidade do livro pela imaterialidade de textos sem lugar específico”, tornando difícil prever exatamente o que resultará dessa (r)evolução. O usuário-leitor, ao conhecer e utilizar os diversos tipos de suportes, independente das peculiaridades de cada um, vai perceber que são tecnologias diferentes e com propósitos distintos, podendo decidir qual deverá ser o formato de livro que deverá predominar (SANTOS, 2003).
O estudante de Ciências Biológicas, Victor Diego Silva, 21 anos, concorda com Chartier: “Não gosto de estudar pelo computador, não dá para aprender muito e perco a concentração muito fácil. Mesmo com a inclusão digital e a facilidade de baixar livros de graça, os ebooks não vão fazer desaparecer os livros. Já pensou no trabalho que vai ser digitalizar compêndios da década de 50? Todos os livros até então publicados no mundo inteiro? Eu não acho algo viável.”
Ao pegar livros na biblioteca, por exemplo, você carrega peso. Com os ebooks é diferente. Você pode levar mais de 10 livros virtuais em celulares, ipads, pen drives, entre outros, que pesam em torno de 50 gramas. A portabilidade também é outro fator positivo. Mas não devemos esquecer que os livros impressos não prejudicam a vista, não precisam ser recarregados e não há risco de serem apagados pela memória do computador.
Independente se esse modo de leitura substituirá os livros impressos ou não, os ebooks já tomam conta das nossas vidas e deixa sua marca na história da cultura mundial, assim como aconteceu com os livros.


Quer saber mais sobre a opinião de Stephanie sobre os livros na web? Acesse: http://www.youtube.com/watch?v=EyR7NK3FQRQ





Dúvidas e/ou sugestões? Mande um email para:educacaoedistancia@hotmail.com
Siga-nos no twitter: @educacaoedistancia









Nenhum comentário:

Postar um comentário