Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Será que é bom?

 Cursos à distância são vistos com bons olhos pela maioria da sociedade. Sendo apontado como uma forma inovadora de ensinar, ele já está presente em algumas universidades espalhadas pelo país. Porém, tanta tecnologia usada pelos programas de cursos à distância parece deixar o aluno confuso e desatento. "Paguei na Facipe cadeira de metodologia científica, muito ruim." Afirma Fernanda de Lima, atualmente estudante de Gestão da Informação na Universidade Federal de Pernambuco.

 Estamos em uma nova era, onde os livros estão sendo transferidos para a internet e o professor passa a ser uma tela de computador. Mas, nem tudo está perdido, os alunos de alguns cursos à distância tem a oportunidade de ver o professor e ter contato direto com o mesmo. "Tinha uma aula presencial no mês que colocavam 3 turmas juntas" conta Fernanda. Mesmo com essa pitada de realidade, os cursos à distância não deixam de ser frios e sem interação, ainda que com seus simuladores, na maioria das vezes usados somente em cursos técnicos.

 Segundo a pesquisa "Um perfil do uso da educação on-line no Brasil", da décima terceira edição do boletim "Radar: Tecnologia, Produção e Comércio Exterior", divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), dos 63 milhões de usuários de internet que existem no Brasil, aproximadamente 6,9 milhões estudam ou já estudaram à distância pela web. Em sua maioria eles são homens com formação universitária e com renda mensal acima da média. Ou seja, nem todos os usuários estão adaptados com este tipo de metodologia. Afinal, os cursos à distância são usados frequentemente em cursos de mestrado, onde os alunos  são mais velhos e financeiramente independentes.

 Em cursos de graduação onde existem cadeiras com o método de ensino à distância, é raro encontrar algum aluno que esteja à vontade com a situação. "Era ruim por que o professor demorava a responder, era uma enrolação" conta Fernanda, que ao ser questionada sobre sua aprendizagem na cadeira do curso à distância responde "Não aprendi nada, definitivamente".


Vídeo: Metodologia ou Tecnologia? (http://www.youtube.com/watch?v=xLRt0mvvpBk&feature=related).


                                                                    Joyce Warren